Facebook quer ampliar publicidade em vídeo
Com 1,15 bilhão de usuários, rede social planeja vender espaços publicitários de 15 segundos a um valor entre US$ 1 milhão a US$ 2,5 milhões por dia
Fonte: Bloomberg News
- O Estado de S.Paulo
Para romper o longo domínio da televisão no mercado publicitário, o
Facebook planeja vender comerciais em vídeo, no estilo da TV, em seu site. Os
anúncios serão veiculados por US$ 2,5 milhões diários. A informação foi
revelada ontem pela agência Bloomberg, que diz ter ouvido fontes envolvidas no
assunto.
As ações da rede social fecharam o dia em alta de 6,2%, a US$ 37,63
cada, maior valor desde a abertura de capital em maio de 2012, quando valiam
US$ 38. Durante o pregão, elas chegaram a ser negociadas por US$ 37,96. Desde a
divulgação do balanço do Facebook na semana passada, as ações da empresa
subiram 40%.
Segundo a Bloomberg, a maior rede social do mundo, com 1,15 bilhão de
usuários, pretende oferecer espaços para spots de 15 segundos para anunciantes
a partir do fim do ano.
A iniciativa se segue a medidas adotadas por concorrentes para atrair
os dólares de propaganda que tradicionalmente vão para as redes de TV. Nos
últimos anos, o Google começou a financiar produtores de conteúdo no YouTube,
oferecendo parte da receita com comerciais veiculados nos vídeos
Quanto ao Facebook, a ideia é tirar o máximo proveito dos milhões de
usuários que checam o site diariamente, incluindo durante o horário nobre
cobiçado pelos anunciantes na TV. No último trimestre, 61% dos usuários do
Facebook entraram no site diariamente - número que aumentou apesar das
previsões de queda.
"Toda noite entre 88 milhões e 100 milhões de pessoas estão
ligadas no Facebook durante o horário nobre da TV, só nos Estados Unidos",
afirmou Sheryl Sandberg, diretora de operações da empresa durante
videoconferência para anunciar os resultados do segundo trimestre.
O Facebook não quis comentar o novo projeto de publicidade em vídeo.
Oportunidade. Embora a rede social já permita que anunciantes
publiquem vídeos em sua página no Facebook, o novo serviço permitirá a eles
inserirem anúncios de 15 segundos diretamente na lista de atualizações (feed de
notícias) de um usuário. Esta é a duração mínima normal de um comercial de TV.
O espaço para comerciais inicialmente será vendido para um dia inteiro
e os anúncios só poderão ser dirigidos para os usuários com base na idade e
gênero, segundo as fontes. Os usuários do Facebook não verão o spot
publicitário mais de três vezes num determinado dia. Dependendo do tamanho da
audiência que se pretende alcançar, os preços dos anúncios podem variar de US$
1 milhão a US$ 2,5 milhões por dia.
O presidente executivo e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, tem
trabalhado com a chefe de marketing global, Carolyn Everson, no serviço de
anúncios em vídeo. Ele adiou a data de lançamento do serviço pelo menos duas
vezes, para se certificar de que a experiência do usuário não será afetada
pelos anúncios. Zuckerberg quer que os vídeos sejam em alta definição e que os
recursos sejam fáceis de usar.
A iniciativa do Facebook deve intensificar a competição com o Twitter,
rede social que também tem cortejado anunciantes de TV, numa aposta para chegar
a US$ 1 bilhão de vendas de anúncios em 2014. / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO
_______________
Fone 2 (41) 3524-7421
E-mail servix@servixparana.com.br
Endereço R. Alete Dacheux Stori, 165 - Sobrado 2 - Sala 01
CEP 81540-120
Bairro Jardim das Américas
Curitiba - PR
______________
Servix Prestadora de Serviços - Soluções em serviços para sua segurança e bem-estar: Limpeza e Conservação, Portaria e Segurança, Zeladoria, Recepção, Manutenção Predial, Jardinagem e Diaristas em Curitiba e Região - www.servixparana.com.br