segunda-feira, 22 de julho de 2013

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS É UMA TENDÊNCIA DE MERCADO

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS É UMA TENDÊNCIA DE MERCADO

Segundo especialistas, essa seria uma dinâmica do mundo moderno que vêm adotando: colaboração e compartilhamento.


Terceirização de Serviços
Imagem: Portal O Debate
Hoje estamos passando por transformações profundas nas formas de trabalhar e de produzir. A terceirização dos trabalhos virou moda nas empresas e muitas preferem utilizar desse modelo para agilizar seus negócios. De acordo com especialistas, a medida é positiva, pois traz economia à empresa, seja de encargos ou mesmo de contratação. Mas ainda há aqueles que preferem a contratação tradicional e não dispensam escolher seus próprios funcionários.

Casos à parte é importante ressaltar que a terceirização trouxe novos ares as empresa e não existem mais barreiras tão marcadas entre elas, seus fornecedores e consumidores: um consumidor pode ajudar uma empresa no desenho de um produto, e fornecedores podem participar ativamente dos resultados de seus clientes como se fizesse parte da mesma organização. Ainda segundo especialistas, neste processo, as barreiras geográficas são muito menores: com as novas tecnologias e novos padrões de comportamento é possível colaborar com milhares de organizações pelo mundo. Com isso, as barreiras e hierarquias estão diminuindo: o modelo de relação patrão e empregado, tal qual a conhecemos está perdendo a força.

Um colaborador pode ser sócio da empresa e participar das decisões, assim como as novas possibilidades de outsorcing e terceirização permitem a criação de novos modelos de produção inovadores – e mais produtivos. Assim, o setor de terceirização qualificada ganha força, permitindo maior especialização, interrelação e co-produção. É a dinâmica do mundo moderno e que as gerações X e Y vêm adotando: colaboração e compartilhamento.

Como alertam pesquisadores, a principal dificuldade da terceirização tem a ver com um preconceito de que as atividades administrativas e financeiras devem ser feitas internamente e somente por “gente de confiança”, o que geralmente significa a esposa, o primo ou um amigo. De fato são pessoas de confiança, mas, geralmente, são pessoas que muitas vezes não tem o conhecimento da área. No final, o gestor acaba descobrindo que essa pessoa, por falta de capacidade e de conhecimento, pode fazer a empresa quebrar.

Outra dificuldade, como enumeram, é a percepção, em muitos casos, de que a atividade administrativa e financeira é extremamente simples sempre; em empresas pequenas a situação pode não ser complexa, mas se for mal executada pode fazer com que o negócio não dê lucro. O que existe, explicam, é uma questão cultural de muitos empreendedores de querer ter o controle sobre as pessoas e não sobre os processos e resultados. Essa falta de objetividade nas relações de trabalho faz, mesmo que sem perceber, que alguém sempre pense em contratar outro que faça exatamente o que ela mandar, mesmo que não esteja no escopo de trabalho dela ou que não seja uma atividade relevante.

Como afirmam os pesquisadores do assunto, terceirizar significa ter limites, escopo de trabalho definido e controle, o que nem sempre agrada ao empreendedor.


_______________


Fone 1 (41) 3524-7418
Fone 2 (41) 3524-7421
Endereço R. Alete Dacheux Stori, 165 - Sobrado 2 - Sala 01
CEP 81540-120
Bairro Jardim das Américas
Curitiba  - PR




Facebook - Servix Prestadora de ServiçosTwitter - Servix Prestadora de ServiçosLinkedin - Servix Prestadora de Serviços
_______________
Servix Prestadora de Serviços - Terceirização de serviços para sua segurança e bem-estar: Limpeza e Conservação, Portaria e Segurança, Zeladoria, Recepção, Manutenção Predial, Jardinagem - Curitiba e Região - www.servixparana.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...