TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS É UMA TENDÊNCIA DE MERCADO
Segundo especialistas, essa seria uma dinâmica do mundo moderno que vêm adotando: colaboração e compartilhamento.
Imagem: Portal O Debate |
Casos
à parte é importante ressaltar que a terceirização trouxe novos ares as empresa
e não existem mais barreiras tão marcadas entre elas, seus fornecedores e
consumidores: um consumidor pode ajudar uma empresa no desenho de um produto, e
fornecedores podem participar ativamente dos resultados de seus clientes como
se fizesse parte da mesma organização. Ainda segundo especialistas, neste
processo, as barreiras geográficas são muito menores: com as novas tecnologias
e novos padrões de comportamento é possível colaborar com milhares de
organizações pelo mundo. Com isso, as barreiras e hierarquias estão diminuindo:
o modelo de relação patrão e empregado, tal qual a conhecemos está perdendo a
força.
Um
colaborador pode ser sócio da empresa e participar das decisões, assim como as
novas possibilidades de outsorcing e terceirização permitem a criação de novos
modelos de produção inovadores – e mais produtivos. Assim, o setor de
terceirização qualificada ganha força, permitindo maior especialização,
interrelação e co-produção. É a dinâmica do mundo moderno e que as gerações X e
Y vêm adotando: colaboração e compartilhamento.
Como
alertam pesquisadores, a principal dificuldade da terceirização tem a ver com
um preconceito de que as atividades administrativas e financeiras devem ser
feitas internamente e somente por “gente de confiança”, o que geralmente
significa a esposa, o primo ou um amigo. De fato são pessoas de confiança, mas,
geralmente, são pessoas que muitas vezes não tem o conhecimento da área. No
final, o gestor acaba descobrindo que essa pessoa, por falta de capacidade e de
conhecimento, pode fazer a empresa quebrar.
Outra
dificuldade, como enumeram, é a percepção, em muitos casos, de que a atividade
administrativa e financeira é extremamente simples sempre; em empresas pequenas
a situação pode não ser complexa, mas se for mal executada pode fazer com que o
negócio não dê lucro. O que existe, explicam, é uma questão cultural de muitos
empreendedores de querer ter o controle sobre as pessoas e não sobre os
processos e resultados. Essa falta de objetividade nas relações de trabalho
faz, mesmo que sem perceber, que alguém sempre pense em contratar outro que
faça exatamente o que ela mandar, mesmo que não esteja no escopo de trabalho
dela ou que não seja uma atividade relevante.
Como
afirmam os pesquisadores do assunto, terceirizar significa ter limites, escopo
de trabalho definido e controle, o que nem sempre agrada ao empreendedor.
Fonte: Portal O Debate
_______________
Fone 1 (41) 3524-7418
Fone 2 (41) 3524-7421
E-mail servix@servixparana.com.br
Endereço R. Alete Dacheux Stori, 165 - Sobrado 2 - Sala 01
CEP 81540-120
Bairro Jardim das Américas
Curitiba - PR
_______________
Servix Prestadora de Serviços - Terceirização de serviços para sua segurança e bem-estar: Limpeza e Conservação, Portaria e Segurança, Zeladoria, Recepção, Manutenção Predial, Jardinagem - Curitiba e Região - www.servixparana.com.br